Plano
de Negócio Aplicativo
Guia Prático para Plano de Negócio -
Pequenas Fábricas. (PARTE 4)
Passo 7- Hora De pensar no marketing
Esse é o último post sobre o plano de negócio aplicativo, e aqui
apresentaremos o último tópico: a importância do gerenciamento do marketing e
da publicidade de seu negócio.
O que é o Marketing?
Marketing significa comprar e vender no mercado. Deriva da
palavra inglesa "market" (mercado, praça, feira). Em português, pode
ser traduzida para "comercialização" (de bens e serviços).Ele é o
conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e
serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo
de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou
pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os
objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do
produto e lucratividade. A principal função é promover a marca e o lançamento
dos produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o
preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e
analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na
inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com o
merchandising. Ao contrário do que se acredita, marketing não é venda. A venda
e a publicidade são partes do marketing.
No âmbito comercial, o Marketing é um conjunto de atividades que
envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou
serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de
comunicação e vendas que superem a concorrência. Marketing é também um processo
social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através
da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. Oferecer ou
agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do
cliente, um dos principais objetivos do marketing.
Com o alcance proporcionado pela internet e a explosão de redes
sociais, surgiu o conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam uma
aproximação com os consumidores e potenciais clientes, monitorando suas
opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Desta forma, os
consumidores têm papel fundamental na criação de novos produtos e serviços,
adequados às reais necessidades do mercado.
Depois de entendermos isso, elaboramos a estratégia, que consiste
basicamente em “Estudar o Mercado”, detalhadamente, e estabelecer a
apresentação do produto de forma a atender o público alvo, a disposição da
região e as metas da empresa. Devemos levar muito seriamente a tarefa de
pesquisar o mercado.Entendendo profundamente o que o público pode
oferecer,saberemos como agregar valor ao nosso produto e atender a demanda do
comércio com resultados reais e possíveis: estabelecendo a relação produto
(empresa) e consumidor (público-alvo e região).
Esperamos que nossos posts atendam a necessidade do leitor. Para
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