Plano de negócio – Parte 2
Plano de Negocio Aplicativo
Guia Prático para Plano de Negócio -
Pequenas Fábricas. (PARTE II)
Vamos fazer o plano de negócio prático. (Passo a passo)
Passo 1- Montagem e seleção de fornecedores
Vamos Iniciar sua agenda com a visita ao mercado de fornecedores de
matérias primas, atacadistas e importadores. Sugerimos que os visite para ter
percepções claras sobre cada um deles.
Dica: Elabore Fichas e Planilhas, Crie uma planilha de avaliação,
contendo pontos como: variedade, qualidade de produto, especialidade, preços,
entre outros conceitos de avaliação. É importante ter em mente que uma fábrica
sem matéria prima é um carro sem gasolina no meio do nada. Antes de sair de
casa, imagine a importância de ter bons fornecedores, trate-os igual ou melhor
do que a um cliente, lembre que depende da matéria prima a qualidade do
produto.
Passo 2- Visite o seu mercado (Conheça o lugar
onde pretende se instalar)
Vá até os locais onde o produto que deseja produzir é vendido. Veja os
produtos iguais ao seu, similares, substitutos, ou seja: produtos que são
iguais ao seu, mas que podem concorrer indiretamente. Exemplo: (Suco X
Refrigerante), (Bala X Goma de Mascar), (Amendoim Torrado X Soja torrada),
(Bata chips x Salgadinho). Faça uma comparação entre seu produto e o da
concorrência, visitando atacadistas, varejista, pontos de venda tradicionais,
bem como os pontos de vendas alternativos. Se possível, visite os concorrentes,
tente saber que produtos fabricam e quem são seus fornecedores no mercado.
Passo 3- Produtos, Concorrência e Mercado
Potencial
Retornando a sua casa ou seu escritório organize a informação, veja os
produtos e experimente os produtos (compre alguns e faça a sua avaliação). Veja
detalhadamente a embalagem, as cores, lembre em que posição os encontrou na
gôndola, avalie se o preço cobrado foi proporcional a qualidade, tente calcular
o custo de fabricação e margem de lucro aproximado, anote detalhes de sabor,
cor e aroma, veja e compare o que o líder de mercado tem que os outros não têm.
Use seu olfato empresarial e pense nas melhorias que podem ser realizadas.
Sugerimos que compartilhe sua experiência e colha opiniões junto aos amigos e familiares.
Passo 4- Custos Fixos e Operacionais de
Implantação.
Agora vamos seguir para o próximo passo. É preciso saber quanto custaria
por mês à manutenção do nosso negócio, produzindo uma quantidade mínima por
mês. Vamos fazer uma estimativa de custos fixos, ou seja: luz, água, telefone,
aluguel, mão de obra, transporte, alimentação, material de escritório, limpeza
etc. Uma boa dica é comparar com o que gasta em sua casa, multiplique pelo
dobro. Nesta fase não obteremos valores exatos (valores reais aparecerão quando
o empreendimento estiver funcionando, não durante o planejamento).
É muito importante estabelecer um foco, um lema de trabalho. Tenha em
mente que o tempo é o fator determinante para qualquer jornada de
sucesso,portanto,exercite a paciência.
A típica expressão “Eu começo quanto tiver as condições ideais” é um
engano comum. A famosa busca pelo ideal geralmente nunca ocorre. Saiba que isso
é um pretexto muito utilizado para prorrogar decisões ou para “realizar”.
No próximo post, examinaremos os seguintes detalhes:
- Formação de
Custo operacional de produção e investimento;
- Decisão e
busca de recursos;
- Programa de
Marketing de Relacionamento.
S A L O N E M P R E N D E D O R
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